Quem Somos - Iniciativa Gaia

Quem Somos


Iniciativa Gaia é um movimento, uma perspectiva de vida, um contínuo processo de busca e de transformação. Iniciativa Gaia é um espaço físico assim como um resgate de um fluxo de energia vital, um estado de consciência que nos permite retomar o contato com a plena e ao mesmo tempo simples origem de nossa existência.

Não estamos falando aqui da mera atitude e atual modismo de "estar na natureza". Nem se quer estamos falando da defesa de animais e preservação de árvores. Pois não é necessário um grande esforço de inteligência para concluirmos que ao pensar em defender animais e preservar árvores estamos nos colocando à parte e acima de árvores e animais. Criando a ilusão para nossa própria ignorância de que somos uma espécie diferenciada, portadores de dons, habilidades e poderes realmente capazes de interferir nos desígnios destas outras formas de vida. A simples verdade é de que a raça humana já estará extinta muitíssimo antes do que a ultima forma de vida vegetal ou animal deixar de existir no nosso planeta.

Iniciativa Gaia é um privilegiado espaço físico no meio de uma abundante e generosa natureza. Abraçado por uma floresta exuberante, envolvido por montanhas ancestrais e banhado por rios, riachos, cachoeiras e fontes de águas translucidas e purificadoras.

Nosso objetivo ao convidarmos pessoas e ao desenvolvermos nossos trabalhos neste ambiente, é propiciar o despertar da percepção e consequente consciência de que existe um fluxo pulsante de vida que permeia, conecta e nutre todos os seres vivos. Mais ainda, o simples contato e convívio com este incessante fluir devolve ao nosso corpo a vitalidade, ao nosso coração o acalanto afetivo, a nossa alma o brilho e à nossa mente a clareza.

Nossa experiência trabalhando com indivíduos e grupos ao longo de quase três décadas, mostram que todos os trabalhos de auto-conhecimento, práticas terapêuticas e corporais assim como disciplinas espirituais. Caso sejam acolhidas por esta natureza e nutridos por este fluxo de energia vital, possibilitam as pessoas envolvido nestes trabalhos, vivenciar profundezas e dimensões em suas buscas que vão muito alem daquilo que ele conscientemente procurava alcançar.

Esta inquestionável pulsação energética que está presente em todos os organismos vivos e que entrelaça todas as manifestações de vida neste imenso habitat. Sua específica e peculiar inteligência biológica que envolve o psiquismo, o animismo, o sagrado e tudo aquilo que nos conecta com a existência; é o que chamamos de VIDA VIVA.

Nossos trabalhos, nossa inspiração, nosso entusiasmo e principalmente todo este espaço físico que Iniciativa Gaia desenvolveu está imbuído do espírito desta força restaurativa e desta sagrada sabedoria transformadora que atribuímos como uma manifestação da VIDA VIVA.

Edmundo Barbosa.

Mas por que Gaia?

  • Porque Gaia é a deusa mãe, a Terra, na mitologia grega. E é também, uma teoria, criada pelo cientista inglês James Lovelock. Segundo Lovelock, a Terra é um macroorganismo onde infinitas formas de vida estabelecem uma relação de interdependência, num delicado equilíbrio. E a sobrevivência de cada organismo depende da harmonia e da integridade do todo.
  • Gaia bebe nesta e em outras fontes, como a Ecopsicologia, pois se preocupa com a ecologia interna do indivíduo, sabendo que isto terá repercussão imediata e direta na restauração da qualidade de vida pessoal e também nas formas de comportamento da sociedade como um todo.
  • São estes os pilares que sustentam os valores de Gaia e motivam projetos e atividades que permitem aos indivíduos a combinação do desenvolvimento pessoal com a ação prática sobre a realidade, possibilitando a intervenção social de forma harmoniosa e criativa.

James Lovelock e a Teoria de Gaia


James Lovelock e a Teoria de Gaia

A visão da Terra do espaço, pelos olhos de um astronauta ou através da mídia visual, traz à nossa consciência a sensação de estarmos olhando para um planeta vivo, onde os seres vivos, o ar, os mares e as rochas se reúnem e interagem: o superorganismo Gaia (nome de uma antiga deusa grega da Terra).

A teoria de Gaia supõe uma Terra viva, sistema auto-regulador e auto-organizador, constituído de componentes físicos, químicos e biológico, impelido pela luz do Sol, no qual o clima e a composição química se mantêm em equilíbrio homeostático por longos períodos, até uma contradição interna ou força exterior provocar um abalo que leva a uma nova situação estável.

Gaia começa onde as rochas da crosta terrestre encontram o magma no interior da Terra e vai até os limites da atmosfera; está sempre a mudar, porém, no breve espaço de uma vida humana, mantém-se estática pelo tempo suficiente para se constatar e se compreender sua beleza.

Em Gaia permanece ativo o mundo caótico que antecedeu a vida; a informalidade da associação de seus ecossistemas, e das espécies que a constituem, promove a sua longevidade e a sua força. A vida e o meio ambiente interagem num processo evolutivo indivisível e único, não se separam (ou seja, não é apenas o organismo que se adapta ao meio ambiente). Gaia está viva, é o maior organismo vivo do sistema solar, participa do Universo, e cada ser humano faz parte dela; mas já chegou a sua meia-idade e não apresenta a mesma robustez de eras anteriores: está sensível às perturbações humanas e busca um novo ponto de equilíbrio.

O calor do Sol tem aumentando progressivamente e a auto-regulação de que depende a vida pode estar ameaçada, principalmente com os agravos causados pelos seres humanos. Gaia deve ser vista como uma nova forma de encarar a Terra, a humanidade e seu relacionamento com as outras espécies vivas. Do ponto de vista mitológico e histórico, a teoria de Gaia resgata um valor de tempos passados, em que acreditar em uma Terra viva e num Cosmos vivo era a mesma coisa.

O que nos motiva

Através de nosso trabalho, nossa organização busca zelar pelo ser humano e pela qualidade de vida que ele próprio cria neste seu imenso habitat, que é o nosso planeta.

Acreditamos que a educação e a saúde do homem se fundem ao compreendermos que existe uma “ecologia interna” em cada um de nós, que carece de um equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual.

Um real estado de saúde!

Missão, Valores e Conceito


Missão, Valores e Conceito
Missão:

Semear transformação através da provocação e acolhimento desenvolvendo atividades na natureza, vivências, práticas corporais, oficinas criativas, terapias, rituais e meditação.

Valores:

• Acolhimento
• Olhar para o indivíduo
• Visão transformadora
• Eficácia
• Diversidade
• Fertilidade

Conceito:

• A sinergia de florestas e águas, de montanha e ar, de corpo e mente, de reflexão e ação.
• Um espaço fértil destinado a fomentar o incessante movimento humano de busca e crescimento, com um olhar para o indivíduo.
• Promover encontros e conexões entre pessoas que buscam inspiração para a transformação pessoal e social incentivando a plena realização do potencial humano.
• Retiro de acolhimento e nutrição de práticas restaurativas de silêncio e expressão.

Colaboradores

  • Acreditamos que o sucesso de uma organização depende, entre outros fatores, da imagem positiva que ela mantém junto aos seus acionistas, clientes, fornecedores e comunidade. É necessário que eles se sintam confiantes em estar se relacionando com uma empresa séria e honesta, regida pelos mais elevados padrões de conduta ética.
  •  
  • Sócio-fundador: Edmundo Barbosa
  • Co-fundadores: Al Bauman, Claudia Massa Regina, Jürgen Christian, Silvia Machado, Sukie Miller e Tom Camargo
  • Gestor: Thamires Caridade
  • Iniciadores: Ana Maria Arantes, Dora Ly Rolino, Neiva Bohnenberger, Ligia Molineiro, Emily Derr, Sonia Rao, Luizeta Júlio de Miranda e Bettina Turner